Veja algumas atividades importante e legais de ser aplicada em sua sala de aula.Você encontra esses e qualquer atividades que você quiser no portal do professor.
A chegada dos portugueses ao Brasil
Autor e Coautor(es)
Celia Brito Teixeira Gama
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
a- Leitura de diferentes textos que tragam diferentes versões sobre o tema “chegada dos portugueses ao Brasil” .
b- Problematizar a temática – o que diz a versão oficial? E os índios o que nos contam? Como os historiadores pesquisam?
c- Elaborar um quadro de causas e conseqüências das diferentes versões encontradas nos textos lidos.
b- Problematizar a temática – o que diz a versão oficial? E os índios o que nos contam? Como os historiadores pesquisam?
c- Elaborar um quadro de causas e conseqüências das diferentes versões encontradas nos textos lidos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 - Assistir ao vídeo "Pindorama do grupo Palavra Cantada" retirado de: http://www.youtube.com/watch?v=s7nhcOShzYM
Distribuir a letra da música para as crianças.
Após a leitura e a cantoria - chamar atenção para o português de Portugal e o português do Brasil - pedir que seus alunos façam ma ilustração (individual) sobre a música que acabaram de ouvir.
Em seguida, proponha a leitura do texto "A outra história do descobrimento do Brasil" da Revista Ciência Hoje das Crianças, retirado de:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/101/500-anos-de-historia-para-contar/a-outra-historia-do-descobrimento-do-brasil/?searchterm=brasil%201500
Com a turma dividida em grupos, montar um quadro resumo do texto lido de forma que ele possa ser mais facilmente discutido.
Em seguida, pedir que cada grupo aponte mais 5 informações que consideram importantes no texto lido.
Apresentação dos grupos. Debate sobre as descobertas feitas.
Montagem de conclusões sobre o assunto debatido:
1) O que significa descoberta do Brasil pelos portugueses?
2) O que significa conquista do Brasil pelos portugueses?
Aula 2 - Como os historiadores pesquisam sobre o passado?
Historiador "Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"Fonte: Redação Brasil Profissões O que é ser historiador? Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.
Retirado de: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/historiador
Pesquisando a carta de Pero Vaz de Caminha em - "A primeira descrição do Brasil" - para essa atividade, indico a leitura do livro:
O livro 'A carta de Pero Vaz de Caminha' (para crianças), além da famosa carta, mostra aos leitores de todas as idades como viviam e o que pensavam os índios, os primeiros brasileiros. O início da colonização européia é apresentado sob diversos pontos de vista - do documento histórico, dos fatos curiosos e do contexto em que os acontecimentos estão contidos, não sendo apenas na tradicional visão dos colonizadores.
Professor, você encontra a carta na íntegra em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html
Para fechar a a sequência de atividades, proponho duas atividades, uma mais imediata e outra com duração de mais uma semana de projeto:
1) Escrita de uma carta contando tudo o que há na sua escola - descrição do ambiente escolar.
2) Brincando de historiador: investigar a história da escola - para este projeto é importante que seja feito um planejamento. Quem vamos entrevistar? Que documentos vamos analisar? Em que lugares podemos procurar informações sobre a escola fora da escola?
Depois desta atividade, pode-se fazer uma enorme exposição - Trilhando os caminhos da história - onde os alunos refarão os passos das descobertas feitas desde a audição da música Pindorama.
Professor, para terminar que tal uma quadrinha de Oswald de Andrade?
Distribuir a letra da música para as crianças.
Após a leitura e a cantoria - chamar atenção para o português de Portugal e o português do Brasil - pedir que seus alunos façam ma ilustração (individual) sobre a música que acabaram de ouvir.
Em seguida, proponha a leitura do texto "A outra história do descobrimento do Brasil" da Revista Ciência Hoje das Crianças, retirado de:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/101/500-anos-de-historia-para-contar/a-outra-historia-do-descobrimento-do-brasil/?searchterm=brasil%201500
Com a turma dividida em grupos, montar um quadro resumo do texto lido de forma que ele possa ser mais facilmente discutido.
O que diz a versão "oficial" da chegada dos portugueses no Brasil | O pesquisador fala de um povo que vivia nestas terras antes da chegada dos portugueses | Ele afirma que devemos usar outra palavra no lugar da palavra descobrimento. Que palavra é essa? |
Apresentação dos grupos. Debate sobre as descobertas feitas.
Montagem de conclusões sobre o assunto debatido:
1) O que significa descoberta do Brasil pelos portugueses?
2) O que significa conquista do Brasil pelos portugueses?
Aula 2 - Como os historiadores pesquisam sobre o passado?
Historiador "Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"Fonte: Redação Brasil Profissões O que é ser historiador? Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.
Retirado de: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/historiador
Pesquisando a carta de Pero Vaz de Caminha em - "A primeira descrição do Brasil" - para essa atividade, indico a leitura do livro:
O livro 'A carta de Pero Vaz de Caminha' (para crianças), além da famosa carta, mostra aos leitores de todas as idades como viviam e o que pensavam os índios, os primeiros brasileiros. O início da colonização européia é apresentado sob diversos pontos de vista - do documento histórico, dos fatos curiosos e do contexto em que os acontecimentos estão contidos, não sendo apenas na tradicional visão dos colonizadores.
Professor, você encontra a carta na íntegra em: http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/carta.html
Para fechar a a sequência de atividades, proponho duas atividades, uma mais imediata e outra com duração de mais uma semana de projeto:
1) Escrita de uma carta contando tudo o que há na sua escola - descrição do ambiente escolar.
2) Brincando de historiador: investigar a história da escola - para este projeto é importante que seja feito um planejamento. Quem vamos entrevistar? Que documentos vamos analisar? Em que lugares podemos procurar informações sobre a escola fora da escola?
Depois desta atividade, pode-se fazer uma enorme exposição - Trilhando os caminhos da história - onde os alunos refarão os passos das descobertas feitas desde a audição da música Pindorama.
Professor, para terminar que tal uma quadrinha de Oswald de Andrade?
Recursos Complementares
Saiba como era viver em uma caravela - Leia "Vida de Marujo" - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/101/500-anos-de-historia-para-contar/vida-de-marujo/?searchterm=None
Avaliação
Professor, avalieO processo todo, percebendo a participação nas discussões e nas pesquisas feitas,
As cartas elaboradas pelas crianças,
A apresentação fina.
Aula sobre meios de comunicação
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam.
Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.
Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os órgãos do sentido e estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunicação. Se já ouviram essa expressão e, se sabem dar exemplos de meios de comunicação. Conforme as crianças forem falando a professora deverá ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunicação citados. A lista deve conter o maior número de nomes possível dentre eles:
TELEFONE – RÁDIO – COMPUTADOR – CELULAR – TELEVISÃO – INTERNET – CARTA – JORNAL – REVISTAS – CINEMA – LIVRO – CD – DVD – MÚSICA – E-MAIL
Explicar que os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunicação. Colocar situações para as crianças pensarem... Imaginem se o telefone não existisse, como poderíamos dar uma notícia urgente para a outra pessoa? E se a televisão não existisse... como saberíamos o que acontece no nosso país?
Momento 2
Após essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da criança ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída à cada criança). OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crianças pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista feita no momento 1.
Momento 3
Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência. Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios de comunicação são de diferentes tipos: uns são sonoros, (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).
Momento 4
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada criança que, durante sua reaslização devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.
Folha 1
Folha 2
A professora deve perguntar aos alunos o que eles entendem por meios de comunicação. Se já ouviram essa expressão e, se sabem dar exemplos de meios de comunicação. Conforme as crianças forem falando a professora deverá ir escrevendo no quadro os diversos meios de comunicação citados. A lista deve conter o maior número de nomes possível dentre eles:
TELEFONE – RÁDIO – COMPUTADOR – CELULAR – TELEVISÃO – INTERNET – CARTA – JORNAL – REVISTAS – CINEMA – LIVRO – CD – DVD – MÚSICA – E-MAIL
Explicar que os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles ajudam a comunicarmos uns com os outros. Fazer com que reflitam como seria complicado viver sem os meios de comunicação. Colocar situações para as crianças pensarem... Imaginem se o telefone não existisse, como poderíamos dar uma notícia urgente para a outra pessoa? E se a televisão não existisse... como saberíamos o que acontece no nosso país?
Momento 2
Após essa conversa informal a professora deve escrever no quadro a seguinte frase e pedir para os alunos copiarem (essa atividade pode ser feita no caderno de aula da criança ou em uma folha de papel ofício A4 distribuída à cada criança). OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NOS DÃO NOTÍCIAS DE OUTRAS PESSOAS, LUGARES E ACONTECIMENTOS.
Em seguida, distribuir revistas para as crianças pedindo que procurem os mais diversos meios de comunicação, lembrar da lista feita no momento 1.
Momento 3
Explicar para os alunos que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia ao mesmo tempo, ou seja, ela é um meio de comunicação de grande abrangência. Já o telefone é um meio que permite que poucas pessoas se comuniquem ao mesmo tempo, o mais comum é que duas pessoas falem ao telefone. Além disso, os meios de comunicação são de diferentes tipos: uns são sonoros, (rádio, telefone, celular), outros visuais, (jornais, livros, revistas), há ainda os audiovisuais (televisão, cinema) e os de multimídia, ou seja, diversos meios simultaneamente (internet).
Momento 4
Distribuir as seguintes folhas xerocadas para cada criança que, durante sua reaslização devem ser corrigidas individualmente e, posteriormente no quadro.
Folha 1
Folha 2
Avaliação
Observar a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem como a sua utilidade.
Analisar a capacidade de produção escrita de cada aluno, observando os avanços e as dificuldades em relação à escrita: ortografia.
Avaliar se o aluno reconhece os diferentes meios de comunicação existentes, bem como a sua utilidade.
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